OPUNTIALUSA PALMAPICOS – FIGUEIRAS DA ÍNDIA, FIGOS E DERIVADOS, LDA.
Agroalimentar / Fruta
Descrição
A empresa nasceu em 2013 da vontade de dois amigos em apostar na agricultura no âmbito de uma cultura inovadora em Portugal – A cultura do Figo da Índia em pomar ordenado – que tem verificado um crescendo em termos de possibilidades de exploração comercial, para além do elevado valor nutricional já conhecido.
A atividade da empresa desenrola-se no âmbito da produção de figo da índia para comercialização da fruta em fresco ou para indústria alimentar.
O pomar foi crescendo por fases, ou seja, em 2013 foi plantada 1,3 ha (opuntia ficus indica) variedade laranja e verde, em 2014 foram plantados mais 2 ha (opuntia ficus indica) de variedade laranja e por fim em 2015 os últimos 2 ha de variedade purpura (opuntia robusta). O pomar obedece à formação em quadricula ( 5 x 5 ) ocupando uma área de 5,30 ha numa propriedade com uma área total de 7,5 ha. A propriedade detém um furo que através de um sistema de bombagem/deposito/rega gota-gota faz a rega de 2 ha sendo os restante 3,30 ha estão em sistema de sequeiro.
Queremos acreditar que com a nossa cultura estaremos a dar o nosso contributo para uma sustentabilidade ambiental que passa pela aposta na agricultura biológica, mantendo um equilíbrio entre fauna e flora local, e aposta nas energias renováveis dado que já as utilizamos para obtenção de água para rega em parte do pomar. Além disso, estamos a apostar numa cultura de necessidades hídricas reduzidas.
Posto isto, estarão reunidas as condições para uma boa rentabilidade económica assim seja atribuído um valor justo à produção.
Estas são as nossas motivações: Sustentabilidade ambiental, energias renováveis, cultura com necessidades hídricas reduzidas, potencial económico crescente.
Informações