Apresentação
A Plataforma Alentejo EXPORT assume-se como uma ferramenta de apoio à internacionalização das PME da Região do Alentejo e à promoção dos produtos e serviços produzidos na Região. A plataforma desempenha, assim, um papel fundamental no apoio às empresas da Região, apoiando-as no seu processo de internacionalização.
Esta é uma plataforma inovadora, que propicia oportunidades às PME da Região para a realização de parcerias com traders internacionais de uma forma simples e centralizada. Adicionalmente, reúne um conjunto de informação relevante para a preparação das empresas no seu processo de internacionalização (informação de mercados, simulador do potencial de internacionalização, entre outras).
Esta plataforma é desenvolvida pela parceria constituída pelo NERE, NERBE/AEBAL, NERPOR-AE e ACOS e cofinanciada através do Programa Operacional Alentejo 2020.
NERE
O Núcleo Empresarial da Região de Évora – NERE é uma Associação Empresarial sem fins lucrativos de utilidade pública. A sua missão visa a promoção do desenvolvimento económico do Distrito de Évora, promovendo ainda a inovação e a criação de mais e melhores empresas na Região. Para tal, defende os interesses dos seus associados e dinamiza projetos de melhoria de contexto e envolvente empresarial.
NERBE/AEBAL
A Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral - NERBE/AEBAL é uma pessoa coletiva de utilidade pública, constituída com o objetivo de defender os interesses de todos os seus associados, em particular nos domínios técnico, económico e comercial, promovendo ainda o desenvolvimento harmónico, consensual e dinâmico da vida económica e empresarial da Região.
No âmbito da sua estratégia, o NERBE/AEBAL tem participado ativamente em algumas estruturas de grande importância para a região, nomeadamente a EDAB – Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, S A e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento da Região Alentejo, S A.
NERPOR-AE
O Núcleo Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR-AE é uma Associação Empresarial sem fins lucrativos de utilidade pública. A sua missão passa pela promoção do desenvolvimento de atividades económicas do distrito de Portalegre nos domínios técnico, económico, comercial e associativo. Em particular, visa assegurar aos seus associados uma crescente participação nas decisões e nos programas que com essas atividades se relacionem. O NERPOR-AE tem vindo a afirmar-se na região. É, atualmente, considerada como uma entidade associativa de grande importância na defesa, não só, dos interesses dos seus associados, mas também dos interesses regionais como um todo.
ACOS
A Associação de Agricultores do Sul – ACOS é uma associação que conta com cerca de 1700 associados, a maioria dos quais concentrada no Sul do país, de onde se destaca o Baixo Alentejo (área de maior influência).
A missão da ACOS passa pelo desenvolvimento da agricultura, da pecuária, da floresta, da agroindústria e de todas as atividades do meio rural, nos seus aspetos científicos, técnicos e socioeconómicos. Tem ainda como objetivo a defesa dos interesses dos seus associados.