Skip to the content

Menu
Governo divulga hoje pacote de apoios para as empresas
15 setembro Empresas
A criação de uma nova linha de crédito, ajudar as empresas a lidar com o aumento dos preços, é um dos temas em cima da mesa.
A criação de uma nova linha de crédito, ajudar as empresas a lidar com o aumento dos preços, é um dos temas em cima da mesa.
O Governo reúne-se esta quinta-feira em Conselho de Ministros para aprovar um conjunto de medidas de apoio para as empresas, tal como o primeiro-ministro, António Costa, revelou no início da semana. A criação de uma nova linha de crédito é um dos temas em cima da mesa.
De acordo com o Jornal de Negócios, o Executivo vai criar uma nova linha de crédito destinada a apoiar a tesouraria das empresas, num contexto de subida generalizada dos preços.
O montante desta linha de crédito ainda não está definido, mas será operacionalizada pelo Banco Português de Fomento através de protocolos com a banca.
Segundo o mesmo jornal, esta linha terá como objetivo ajudar as empresas a lidar com o aumento dos preços da energia e de outros custos de produção.
Quanto ao gás, a taxa que cobre diferença no aumento de custos para indústrias intensivas deverá subir para 40%, ainda de acordo com o Negócios.
O Governo anunciou, na semana passada, um pacote de medidas de apoio aos rendimentos das famílias tendo em vista a mitigação dos efeitos da inflação e do aumento dos custos energéticos, que ascende a 2,4 mil milhões de euros. Pode consultar aqui todas as medidas.
Em reação a este pacote de apoios dirigido às famílias, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que o Governo tentou equilibrar o pacote de apoio às famílias para "não criar problemas" orçamentais ou de endividamento em 2023. Para Marcelo Rebelo de Sousa, o Governo "tentou fazer o equilíbrio entre as duas posições".